Lapa

 

 

Mapa Lapa PRNascida no século 18, como uma parada de apoio dos tropeiros, no Segundo Planalto do Paraná, Lapa ainda guarda muito de sua história. Seu Centro Histórico, um complexo arquitetônico com 14 quadras, é um dos maiores do Sul do Brasil.

Em 13 de junho de 1769, o Padre João da Silva Reis instalou a Freguesia de Santo Antônio de Lisboa, depois Freguesia de Santo Antônio da Lapa. Em 1808, foi elevada à categoria de vila. Tornou-se a Cidade de Lapa, em 1872.

No início da República, Lapa era um dos maiores produtores de erva-mate do Brasil e foi inaugurada a ferrovia que fazia ligação com Curitiba.

Em 14 de janeiro de 1894, Lapa foi cercada pelos rebeldes maragatos da Revolução Federalista, comandados pelo caudilho Gumercindo Saraiva. Lapa resistiu bravamente ao cerco por 26 dias, sob o comando do General Antonio Ernesto Gomes Carneiro, que foi ferido em combate e morreu em 9 de fevereiro. No dia 11 seguinte, Lapa foi dominada pelos maragatos e seguiram para Curitiba.

Mais: Gruta do Monge

 

Lapa PR

 

Paraná

 

 

Praça Carneiro

 

 

Alameda David Carneiro com a Câmara Municipal, à direita, inaugurada em 1868.

Embaixo, a Praça General Carneiro, com o monumento ao General por João Turin. Ao fundo, a Igreja Matriz de Santo Antônio, do século 18.

 

 

Copyright © Guia Geográfico - Paraná Turismo - Lapa.

 

 

Paraná

 

Parana

 

 

Lapa