Morretes
Uma cidade histórica fundada em 1733 e localizada junto à Serra do Mar. Seus primeiros moradores foram aventureiros e mineradores vindos principalmente de São Paulo, durante o século 17.
Hoje tem grande vocação turística, arquitetura privilegiada em seus casarões históricos. A gastronomia é um ponto alto da cidade.
No rio Nhundiaquara, as corredeiras são usadas como pistas de canoagem. O Caminho de Itupava é uma antiga ligação entre o litoral e o primeiro planalto paranaense.
A Cidade de Morretes localiza-se às margens do rio Nhundiaquara. O rio era usado antigamente como via natural de transporte entre o litoral e o planalto paranaense.
Hotel e Restaurante Nhundiaquara. Instalado em um casarão histórico, às margens do rio, e onde já funcionou um cassino (divulgação).
O Barreado
O prato típico paranaense foi criado há mais de 200 anos. Inclui carne (geralmente patinho ou coxão mole), toucinho e temperos que são cozidos em panela de barro por várias horas. Tradicionalmente usa-se uma folha de bananeira sapecada no fogo para amolecer, que é amarrada na boca da panela para conter o vapor. A tampa da panela é barreada com pirão de farinha de mandioca. Acompanha arroz, banana, laranja e farinha de mandioca.
◄ Paraná
Copyright © Guia Geográfico - Paraná Turismo. |