Passeio de Trem Curitiba - Paranaguá

 

A ferrovia Curitiba - Paranaguá representa um extraordinário feito da engenharia do século 19, no Brasil. Representou um enorme avanço para o desenvolvimento da região, na época.

Atualmente é um dos mais interessantes passeios turísticos do Paraná, onde se pode ver reservas ecológicas da Serra do Mar, cachoeiras e antigas estações.

A Serra Verde Express é a empresa que opera a ferrovia.

 

História da Ferrovia Curitiba - Paranaguá

(Fonte: Ministério dos Transportes)

A ferrovia começou a ser construída em 1880 e visava ligar o litoral do Paraná a Curitiba, buscando o desenvolvimento da região e conectando o Porto de Paranaguá ao Sul do Brasil. Foi uma das mais ousadas obras da época e um imenso desafio de engenharia.

A execução do projeto contou com mais de 9 mil homens, muitos faleceram durante a construção, devido às condições segurança muito precária. A ferrovia foi inaugurada em 02 de fevereiro de 1885.

São 110 km de extensão, 14 túneis, 30 pontes e muitos viadutos. Destacam-se a Ponte São João, com 55 m de altura, e o Viaduto Carvalho, ligado ao Túnel do Rochedo, assentado sobre cinco pilares de alvenaria na encosta da rocha.

 

O Marumby visto do Santuário Nossa Senhora do Cadeado, entre os mirantes ao longo do trajeto do trem Curitiba - Paranaguá.

 

No Paraná

Antonina

Aventura

Caiobá

Curitiba

Ecoturismo

Estrada da Graciosa

Geografia

Guaratuba

Ilha do Mel

Matinhos

Meio Ambiente

Morretes

Paranaguá

Parques

Parque Vila Velha

Parque Guartelá

Praias

Pontal do Paraná

Resorts

Turismo

 

Paraná

Ecoturismo

 

Curitiba

 

Mapa do trajeto

 

Trem em seu trajeto de descida pela Serra do Mar.

 

Trem Curitiba

Copyright © Guia Geográfico - Paraná Turismo.

 

Paraná

 

Morretes

 

Mapa Trem

 

Curitiba Litoral do Paraná

 

Marumby